Graça Graúna




 Graça Graúna é o pseudônimo de Maria das Graças Ferreira. Escritora, potiguar de São José do Campestre (RN). 
Verbete na Enciclopédia de Literatura Brasileira (org. Afranio Coutinho), São Paulo: Global, 2001 e no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras - 1711-2001 (org. Nelly Novaes Coelho), São Paulo: Escrituras, 2002.

Formada em Letras pela UFPE, a autora defendeu dissertação de Mestrado sobre mitos indígenas na literatura infantil brasileira, em 1991. No ano de 2003, defendeu tese de Doutorado sobre literatura indígena contemporânea no Brasil. 
Professora adjunta em Literaturas de Língua Potuguesa e Cultura Brasileira na Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Garanhuns, onde coordena o Núcleo de Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portugesa - NESC; o Projeto de Capacitação em Literatura e Direitos Humanos, junto ao MEC/SEACD/UPE e o Curso de Especialização para Professores Indígenas, da UPE em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. 
Colaborou em jornais e revistas do Brasil e do exterior, entre eles: o Arte e Palavra (Sergipe), Suplemento Literário do Minas (BH) e o Jornal de Letras (Lisboa).

Fonte:Rebra 




Colheita 
Graça Graúna


Num pedaço de terra 
encabulada, mambembe 
o caminho de volta 
a colheita, o ritmo 
o rio, a semente 

Planta-se o inhame 
e nove meses esperar 
o parto da terra. 
Planta-se o caldo 
e docemente esperar 
a cana da terra 

Palavra: eis minha safra 
de mão em mão 
de boca em boca 
uma porção Campestre, 
Potiguar um ser. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário